domingo, 21 de maio de 2017

I SEMINÁRIO CAPIXABA DE FILOSOFIA - SECAFI

I Seminário Capixaba de Filosofia

O Resgate da Inteligência Brasileira e a Filosofia de Olavo de Carvalho



Dia 20 de maio de 2017. Que dia! Que reflexões! E quantos amigos!

Foi um dia para exclamações. Amigos próximos e distantes, antigos e recentes, que se encontraram para discutir a obra do filósofo Olavo de Carvalho e o resgate intelectual iniciado em terras brasileiras.

Ricardo da Costa, grande medievalista brasileiro e professor titular da Universidade Federal do Espírito Santo, falou sobre a obra “O Futuro do Pensamento Brasileiro”. Em sua apresentação tratou de como Olavo de Carvalho resgatou o modo clássico de ser filósofo em terras brasileiras, unindo o conhecimento à prática. Fomos lembrados de nossa falta de memória e da tragédia que é a ausência de percepção da gravidade do tempo. A distância entre a Academia e a sociedade foi ressaltada no contexto brasileiro atual.

Conferência de abertura, do Professor Ricardo da Costa.



Na apresentação sobre o Jardim das Aflições tive a oportunidade de tratar sobre a manipulação simbólica promovida pelos engenheiros da cultura, verdadeiros agentes pragmáticos de um projeto hegemônico, e sobre a responsabilidade intelectual, que compromete o próprio ser do filósofo na sua busca pela verdade e pelo bem. Leonardo Serafini Penitente ressaltou o conflito entre as duas cidades na visão agostiniana e como isso está colocado na obra magistral de Olavo de Carvalho.

Conferência sobre o Jardim das Aflições.

Francisco Escorsim, comentado por Jelcimar Júnior e Ricardo da Costa, tratou da formação da inteligência e da educação clássica no contexto da obra “Aristóteles em Nova Perspectiva”, tecendo uma curiosa crítica àqueles que receberam a obra de Olavo de Carvalho em modalidade poética sem alcançar a camada de personalidade mais desenvolvida que permitiria a eles receber a filosofia em nível dialético e lógico. Tratou também do preparo da imaginação e do valor da filosofia de Olavo em resgatar a apreensão dos fatos e o preparo de imagens que sustentem as ideias ou que nos tornem capazes de analisá-las.

Conferência sobre os Quatro Discursos Aristotélicos na Formação Cultural.



Leandro Mello Ferreira, comentado por Francisco Escorsim, abordou o método filosófico de Olavo de Carvalho, explicitando passo a passo o caminho percorrido tantas vezes na análise de diversos problemas abordados no Curso Online de Filosofia.  Diferenciou sofistas de filósofos e ressaltou o papel instrumental da filosofia em sua origem clássica na Grécia Antiga ao afirmar a consciência pessoal e a ordem interna da alma do sujeito contra uma ordem social imposta.

Conferência sobre o Método Filosófico, de Leandro Ferreira.

No final, o assunto foi política. Felipe G. Martins tratou dos instrumentos básicos da filosofia política de Olavo de Carvalho e de como analisar o cenário atual e abordar a obra “Os Estados Unidos e a Nova Ordem Mundial”. Abordou a tipologia do poder e sua conceituação, os agentes políticos em escala histórica e o atual dilema que vivemos: o conflito entre soberanismo e globalismo.



Silvio Grimaldo expôs seus estudos sobre o movimento revolucionário na história brasileira, apresentando uma surpreendente análise sobre a tumultuada dança de nossas elites em busca da hegemonia, e sobre a conflituosa relação entre socialistas e militares, historicistas e positivistas, todos imbuídos do propósito revolucionário contra a representação legislativa. Em sua análise, as expressões direita e esquerda mostram-se incapazes de explicar a complexidade política de nosso país e a relação de amor e ódio entre os principais agentes históricos na luta pela hegemonia.



Encerrando o evento, Helvécio de Jesus Júnior acrescenta comentários à obra “Os Estados Unidos e a Nova Ordem Mundial” e explica o panorama intelectual das teorias políticas nas relações internacionais, ressaltando a diferença entre agente e filósofo, conforme demonstrado respectivamente por Alexandr Dugin e Olavo de Carvalho.

Link para as Conferências Políticas.



Como eu disse no início, que dia!

Agradeço aos amigos organizadores: Leandro e Milena, Michele Caloni, Gustavo Carneiro de Mendonça, Jelcimar Júnior, Vitor Montenegro e Lysandro Sandoval (nosso digníssimo capitão, mestre de cerimônias e controlador do tempo). Como não agradecer também às suas famílias que os emprestaram para que esse sonho tornado em realidade fosse viável?



Os palestrantes convidados possibilitaram momentos de ganho cultural valioso e inesquecível: Ricardo da Costa, Leonardo Serafini Penitente (ao lado de sua esposa, a querida amiga Sabrina Klein), Felipe G. Martins, Francisco Escorsim e Silvio Grimaldo. Esposas, crianças e familiares que ficaram em casa – incluindo minha esposa Joana e meus filhos Arthur e Heitor – tornam possível que sonhemos em aprender sempre e nos oferecem o suporte indispensável e o ânimo para buscar um Brasil melhor.



Aos amigos que prestigiaram o evento e dividem conosco a busca pela inteligência, um saudoso abraço, na espera de um breve reencontro: Bruno Garschagen, Aluísio Souza, João Carlos Nepomuceno, Bernardo Sperandio, Patrícia Deps, Luciano Vilaschi, Enzo Dalfior, Rafael Gonçalves Mendes, Matheus Noronha Sturari, Vitor Mathees Souza, André Bins, Edésio Reichert, Marlon Lelis, Leonardo Trabach, Katiúscia Galon Cosme, Rodrigo Tonon Bergantini, Gustavo Vulpi, Mirian Moreira, Marcelo Guerra Reis, Thiago L. David, Lucas Lira, Wallace Alves Martins e tantos outros que muito injustamente deixei de citar. Como explicar a cada um as esperanças depositadas em suas pessoas?



Ano que vem teremos mais reflexões, mais filosofia de Olavo de Carvalho e, em especial, a filosofia de Mário Ferreira dos Santos.