sexta-feira, 21 de abril de 2017

FILOSOFIA E POLÍTICA

Filosofia e Política - Bloco de Aulas para alunos de Direito e Medicina do UNESC



Medicina: Relações Étnico-Raciais, Medicina e Sociedade

Direito: Filosofia Geral e Filosofia do Direito


Aula 1 – Introdução e Contexto. Sócrates e o nascimento do projeto filosófico. Platão e a Academia. Aristóteles e as Ferramentas do Pensamento. Teoria dos Quatro Discursos.


Aula 2 – Ferramentas Básicas do Pensamento Político e Filosófico. Tipologia do Poder. Autoridade Profissional. Progresso do Poder. Teoria do Bode Expiatório de René Girard. Mentalidade Revolucionária e Contrarrevolução.


Aula 3 – Distopias e a Política adoecida. Crise da Linguagem em Rosenstock-Huessy. Política e Filosofia Clássica: Platão e Aristóteles. Pensamento Medieval e Política: Agostinho, o Anônimo dos Tratados de York, João da Salisbúria, e Tomás de Aquino. A política da guerra em Sun Tzu. Política Moderna e Maquiavélica. Política Revolucionária: De Marx aos contemporâneos Saul Alinksi e Ernesto Laclau. Conservadorismo e Liberalismo: Frédéric Bastiat, Horowitz, Roger Scruton e Russel Kirk.


Aula 4 – A Mentira, o Ódio e o Segredo na Política, Gabriel Liiceanu. A Arte da Erística de Schopenhauer e o uso político da trapaça intelectual. Manipulação Psicológica e Influência Social: Pascal Bernardin; o Experimento de Milgram; Submissão à Autoridade; Pé na Porta; Porta na cara; Conformidade Grupal; Dissonância Cognitiva. Desobediência Civil Pacífica: de Etienne de La Boétie a Eugene Sharp.



Aula 5 – Literatura e Imaginação em Northrop Frye: O valor social da imaginação e da literatura; literatura como fonte de criatividade e experiência; literatura e política; discurso e civilização. O Método Científico: a ciência clássica; ciência moderna experimental; papel da ciência hoje na sociedade; indutivismo ingênuo; concepção popular da ciência; o processo de indução; o processo de dedução lógica; crítica ao indutivismo; defesa do indutivismo; observação, experiência e teorias; a lógica da pesquisa científica e o falsificacionismo em Karl Popper; estrutura das revoluções científicas de Thomas Kuhn; o avanço científico; o uso político da ciência. O método filosófico: Anamnese; Meditação; Exame Dialético; Pesquisa Histórico-Filológica; Hermenêutica; Exame da Consciência; Técnica Expressiva.