quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MENTORING NO CURSO MÉDICO


Mentor era o nome de um sábio descrito na mitologia grega. 

Nas histórias da Odisséia, de Homero, Mentor aconselhava os jovens e partilhava de sua experiência de vida. A própria Atenas, ao escolher um disfarce para caminhar entre os mortais, escolhera mostrar-se como se fosse Mentor, e aconselhou Telêmaco.

O nome da personagem mitológica foi adotado para descrever aquela pessoa que compartilha sua sabedoria e seus conhecimentos com alguém menos experiente.

Na Medicina contemporânea, o programa de Mentoring visa formalizar uma relação que ocorre intuitivamente há milênios entre aprendiz e mestre, entre aluno e professor. Reconhecido de muitas formas, inclusive por meio de Juramento, o elo entre gerações na medicina encontra-se reforçado no Programa de Mentoring (ou Tutoria em alguns lugares, embora tal terminologia possa confundir-se com o Tutorial da metodologia PBL).

No Programa de Mentoring, um pequeno grupo de alunos reúne-se com um professor, alguém mais experiente, e discute acerca dos planos para o futuro, do planejamento de carreira e do desenvolvimento acadêmico. É uma excelente ferramenta para ajudar a navegar no meio de tantas incertezas que cercam o acadêmico de medicina.