sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A FILOSOFIA COMO MANEIRA DE VIVER

Filosofia como exercício existencial da Consciência


Terminei de ler a série de entrevistas feitas com Pierre Hadot sobre a Filosofia como Maneira de Viver, publicada pela É Realizações.
Realmente há duas formas de se enxergar Filosofia.
Uma é mais acadêmica, cristalizada na forma de profissão (de bacharelado), centrada principalmente na análise de textos, na lógica e na argumentação. Essa é uma forma de filosofia que não seria reconhecida como tal no passado. Talvez fosse até chamada de sofística ou filodoxia.
E a outra Filosofia, mais antiga, trata de como se deve viver, trata de existir conscientemente perante toda a realidade, em postura de contemplação amorosa e vivência plena.
Há paralelos importantes com obras que tratam da essência da Filosofia como modo de vida e buscam defini-la:
1. A Filosofia e Seu Inverso (Olavo de Carvalho);
2. A Consciência de Si, indicado como excelente exercício espiritual (Louis Lavelle);
3. Filosofia e Anti-Filosofia (Michele Federicci Sciacca);
4. Que és Filosofia (Dietrich von Hildebrand) e muitos outros, incluindo praticamente todos os clássicos filosóficos antigos e medievais.

Essa Filosofia como modo de viver dificilmente será encontrada na Universidade. Ela é encontrada na vida, na convivência em busca da sabedoria.
Essa Filosofia, para o Cristão, é viver plenamente inserido na realidade em reflexão profunda com o aporte da sabedoria evangélica e da sabedoria salomônica de Provérbios e Eclesiastes.
Para saber mais: http://www.olavodecarvalho.org/textos/filosofia-inverso.html