segunda-feira, 27 de junho de 2016

O INACREDITÁVEL BRASIL

O INACREDITÁVEL BRASIL


Durante este mês, tive a valiosa oportunidade de conviver com professores e pesquisadores da Bioética aqui dos Estados Unidos e da Holanda, e também tive a oportunidade de ouvir um pouco acerca da sua cultura e de expôr um pouco do nosso Brasil atual.
Alguns detalhes de nossa história soaram estranhíssimos aos ouvidos estrangeiros.
Quando contei o passado de nossa presidente reeleita e afastada, de como ela chefiava uma organização guerrilheira que sequestrava, assaltava e matava, inclusive pais de família na frente de suas duas filhas pequenas (como é o caso do Capitão Chandler, norte-americano), eles acharam estranhíssimo, quase inacreditável.
Quando falei das mentiras, das suspeitas de assassinatos (Celso Daniel?), da manipulação, da aliança com terroristas internacionais, do ódio profundo aos Estados Unidos, da corrupção sistêmica e de toda engenharia social explícita realizada pelo molusco-mor (Lulla) e seus asseclas, eles acharam estranhíssimo, pura loucura.
Quando falei de nossos problemas com violência (70.000 mortes violentas ao ano - o índice dos EUA é de 17.000 com uma população maior que a do Brasil em cerca de 100 milhões de pessoas), dengue, Rio Doce contaminado e descaso das autoridades, H1N1, Zika, estradas inseguras (quase morri três dias antes ao lado de minha esposa num acidente de carro) etc., eles acharam estranhíssimo, puro caos social.
Quando falei de vítimas de assaltos, estupros e assassinatos que mal recebem a atenção caridosa de nosso governo enquanto algozes assassinos, estupradores e bandidos de todas as espécies (incluindo as piores) ganham bolsas e são bravamente defendidos por nossa elite e enquanto terroristas e assassinos cruéis de um passado sangrento (porém, ainda menos sangrento que os dias de hoje) recebem homenagens nomeando avenidas, escolas e postos de saúde no Brasil, eles acharam estranhíssimo, pura contradição e inversão de valores.
Eles têm seus problemas, é claro. Muitos, aliás. De alguma forma, vivem realidades semelhantes às do Brasil: universidades infiltradas por ideólogos, exaltação e instrumentalização da marginalidade à moda de Herbert Marcuse, emprego difuso do politicamente correto, governos corruptos etc. Apesar de tudo, ainda estão bem longe de alcançarem a profundidade no abismo em que o Brasil se encontra, já imerso em trevas.
Quando vejo a exaltação das virtudes, a busca sincera pelo diálogo com quem pensa diferente, a religiosidade explícita e sincera em todos os aspectos da vida, a abertura acadêmica (por mais que eles reclamem de problemas parecidos com os nossos) e a capacidade de moverem tempo e recursos em obras de caridade (por mais que eles tenham abraçado o discurso de que são muito individualistas), só posso perguntar: quem transformou meu país nesse tenebroso hospício chefiado pelo Dr. Mabuse? Quem soltou as bestas apocalípticas e prendeu os bons? Que futuro meus filhos terão neste país? Aliás, que futuro todos nós teremos? Teremos um futuro?
Os piores tempos. Os melhores tempos.