domingo, 22 de fevereiro de 2015

Para Escrever Melhor...

Aos alunos do SEFAM e interessados em ingressar na vida acadêmica e em publicar algo, sinto-me obrigado a indicar algumas ferramentas básicas para o exercício da atividade, infelizmente negligenciadas em grande parte no Brasil: Ler e Escrever... Muito.

E antes de ler e escrever, não há como negligenciar outros dois aspectos básicos: escutar e falar!

Por fim, antes de qualquer coisa, é preciso compreender o que é a Vida Intelectual, e para isso indico uma obra que sem dúvida nenhuma será lida mais de uma vez no decorrer da vida: A Vida Intelectual de Antonin-Dalmace Sertillanges. O livro trabalha o essencial para o acadêmico: o caráter e os hábitos.



Para escutar e falar, recomendo um livro de Mortimer Jerome Adler: Como Falar, Como Ouvir. Acredite, hoje em dia desaprendemos as mais básicas normas do falar e ouvir, o que reduz em muito nossa capacidade de entendimento e até de relacionamento. É o que mais fazemos na vida em comunicação, e aquilo para o qual recebemos menos treinamento formal.


E para ler com qualidade, sejam artigos acadêmicos, ensaios, livros de filosofia ou romances, indico o clássico também escrito por Mortimer Adler: Como Ler Livros. Indispensável!


Depois dessas obras iniciais, vão algumas dicas para quem quer escrever. Leia muito e leia coisas boas na área em que deseja escrever. Deseja escrever na área de Bioética? Leia livros originais dos melhores autores do assunto, leia os clássicos milenares que tocam em assuntos similares e leia os artigos das melhores revistas internacionais sobre o tema. E aí mais uma necessidade: Leia em inglês, leia muito inglês! Para quem deseja realmente ingressar na vida intelectual, nacionalismo bocó não tem vez. É preciso ler muito bem o português e aceitar o desafio de ler em diversas outras línguas: francês, espanhol, inglês, etc.

Alguns cursos e escritos sobre como escrever também auxiliam muito. No Coursera, uma plataforma de cursos gratuitos internacionais de grandes universidades, pode ser encontrado um curso sobre como escrever artigos acadêmicos: https://www.coursera.org/course/sciwrite 

E o ideal: encontre alguém que escreva bem e que escreva com rigor, tenha um bom dicionário (físico ou online) e uma boa gramática de consulta e coloque-se à disposição para ser corrigido. Tentar, errar e tentar de novo. Não há fórmula mágica, é preciso humildade, persistência e disciplina. Humildade para escutar quem sabe mais, persistência para não desistir e disciplina para progredir.

No pain, no gain, já diziam os anglófonos. Não há lugar para preguiçosos ou mediocridades. O esquecimento dessas simples e antigas verdades conseguiu deixar o Brasil entre os piores na educação e na academia a nível mundial.