terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CURSO PRESENCIAL GRATUITO: BIOÉTICA EM QUESTÃO


O curso tratará de questões fundamentais na área de Bioética, enfatizando o pensamento dialético na resolução e na reflexão de questões polêmicas em nossa sociedade envolvendo a vida, a morte, a saúde e a doença. É dedicado a todos aqueles que se interessam em refletir sobre a realidade vivida e que se dedicam aos cuidados com a saúde humana, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos etc. Também é de interesse para advogados que se dedicam à área do Biodireito, filósofos, historiadores e estudiosos das Humanidades em geral.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

17 de março de 2015. 18:00 às 22:00
Ética Médica – Uma breve História do Legado Hipocrático – 4 horas
Prescrições Morais do Juramento de Hipócrates. A Tradição Hipocrática e as questões controversas da Ética Médica. Oponentes da Ética Hipocrática: a crítica de Tom Koch. A Dignidade Humana. O Valor da Vida. A Beneficência como parâmetro máximo. As críticas anti-hipocráticas de Robert Veatch.
Artigo para Estudo: The Hippocratic Oath and Contemporary Medicine: Dialectic Between Past Ideals and Present Reality? (Fabrice Joterrand – Rice University, Houston, Texas, USA – Journal of Medicine and Philosophy, 30, 2005, p. 107-128)

 
07 de abril de 2015. 18:00 – 22:00
Bioética, sua história e seus fundamentos – 4 horas
O surgimento da Bioética e a Ética do Bote Salva-Vidas. A Bioética Global e a Bioética Clínica. A evolução da Bioética e suas Escolas de Pensamento. A Declaração Universal da Bioética. O Principialismo, o Utilitarismo, o Personalismo, a Ética Baseada em Virtudes, a Bioética Feminista e a Ética do Cuidar. Ferramentas para a prática da bioética e a deliberação moral.
Artigo para Estudo: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. (Tradução e revisão final sob a responsabilidade da Cátedra UNESCO de Bioética da Universidade de Brasília e da Sociedade Brasileira de Bioética. Tradução: Ana Tapajós e Mauro Machado do Prado. Revisão: Volnei Garrafa)

 
21 de abril de 2015. 18:00 – 22:00
A Vida e a Dignidade Humana.  Clonagem, Eugenia e Transumanismo – 4 horas
Aborto e Homicídio Infantil. Aborto como problema de saúde pública. A história do aborto no ocidente. Aborto no Brasil. O Início da Vida Humana. Pessoa ou não pessoa? Potencialidade e Atualidade no aborto. Clonagem e liberdade. Aprimorar em relação a quem? Quem aprimorar? Questões d eBiodireito e Biopolítica na Clonagem Humana. Responsabilidade e Temor diante das possibilidades de Clonagem. Eugenia nos Estados Unidos, na Alemanha Nazista e na contemporaneidade. Transumanismo e Identidade Humana.
Artigo para Estudo: Moral Transhumanism: The Next Step (MICHAEL N. TENNISON)
 

12 de maio de 2015. 18:00 – 22:00
Eutanásia e o Controle da Morte Humana – 4 horas
Eutanásia, Distanásia e Ortotanásia. Protocolo Groningen. Morte Cerebral. Transplante e Ética Médica. O Direito de Morrer. Cadáver ou Ser Humano? A Dignidade do Corpo?
Artigos para Estudo: After-birth abortion: why should the baby live? (GIUBILINI E MINERVA); Abordagem crítica filosófica, científica e pragmática ao abortamento pós-nascimento (Angotti & Cols.); Brain Death, Paternalism, and the Language of “Death” (Michael Nair-Collins).

 
02 de junho de 2015. 18:00 – 22:00
Pesquisa, Avanço Tecnológico e Ética Médica – 4 horas
Regras para pesquisa no Brasil. Declarações Mundiais sobre Direitos Humanos e Pesquisas Científicas. Princípios e Conflitos em Pesquisa.
Artigo para Estudo: Philosophical Reflections on Experimenting with Human Subjects (Hans Jonas)

 
Participação no Fórum de Discussões pela Internet – 16 horas

 Ao fim do curso será disponibilizada uma avaliação de seleção para aluno de Iniciação Científica, com base em conhecimentos adquiridos durante o curso e em Inglês.


Carga Horária Total: 40 horas

10 Vagas para Acadêmicos de Medicina

2 Vagas para Outros membros da Comunidade Acadêmica ou da Comunidade Externa

Observação: O Curso Presencial é Gratuito.

Local: Sala de Reuniões da Coordenação do Curso de Medicina – Bloco A – CAMPUS I do Centro Universitário do Espírito Santo
Pré-Inscrição: Envie E-Mail para Hélio Angotti Neto
 
Organização: Prof. Dr. Hélio Angotti Neto

APOIO