segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

FILOSOFIA, CULTURA E BIOÉTICA


Todo esforço em Ética Médica e Bioética é, antes de tudo, um esforço em Filosofia Moral. É a busca pela compreensão do rico fenômeno que chamamos de moral, aspecto inegável da realidade humana.


Lembro de uma palestra proferida pelo médico e filósofo bioeticista Diego Gracia durante o Congresso Brasileiro de Bioética em 2013. Segundo o discípulo de Xavier Zubiri, o melhor escrito sobre ética era a obra de Aristóteles: Ética a Nicômaco. Alguns da platéia rudemente riram baixinho, outros comentaram de forma depreciativa daquele jeito brasileiro que traduz claramente a sequência: não li, não gostei, não quero ler e ignoro quem lê, é coisa retrógrada...

Sintoma da barbárie brasileira, sem dúvida. 

Como pensar e debater Bioética e Ética Médica sem os Diálogos Platônicos? Sem o questionamento da virtude e de como ensiná-la mostrado em Protágoras e Mênom? Sem o vislumbre do íntimo do ser humano e de seus questionamentos mais sublimes lidos no Fédon? Como pensar a Justiça sem ter lido o Górgias ou a República de Platão e seu contraponto aristotélico: A Política? Como não repetir o exemplo de Allasdair McIntyre (After Virtue) na sua busca pela ética das virtudes e retornar a Aristóteles e seu já citado Ética a Nicômaco?

Como evitar os estoicos, o Cristianismo e toda a progressão do pensamento humano em suas formulações mais sutis e sublimes, capazes de tocar a experiência humana em seus momentos mais impactantes: a vida, a morte, a saúde e a doença? Como evitar os escritos morais médicos ao longo de mais de dois mil anos e suas preciosas lições?

Como negar o papel inspirador da boa literatura e de obras que auxiliam o médico e o paciente a compreender o drama da existência humana? Como negar a riqueza de vida presente em A Montanha Mágica, A Mulher que Fugiu de Sodoma, A Morte de Ivan Illitch, A Queda, Sinto Muito, Admirável Mundo Novo e tantas outras obras?

Sim, o esforço da Filosofia Moral inclui a Alta Cultura. Diria até que são indissociáveis, e que a tentativa de pensar a ética sem o aporte cultural de qualidade legado por milênios de questionamentos e reflexões só poderá terminar na brutalidade sem sentido.